sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Fundamentos Sobre Fé - Parte II

Na primeira parte desse estudo, tratamos do conceito de fé, entendemos o que é homem natural e homem espiritual e identificamos o desejo que Deus tem de que sejamos homens espirituais. Quero começar essa segunda parte falando sobre como obter fé.

Deus já nos deu uma porção de Fé
A Palavra fala em Romanos 12:3 que Deus já concedeu uma medida de fé a nós. Veja o que Paulo diz:

"(...) Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida de fé que Deus lhe concedeu."
Rm. 12:3

Ora, Paulo estava falando com a igreja em Roma, não estava falando com incrédulos. Isso quer dizer que você, parte da Igreja de Cristo, recebeu uma porção de fé do Senhor quando se tornou Seu filho. No novo nascimento recebemos de Deus, digamos, uma parcela inicial de fé, a qual devemos desenvolver em nosso crescimento espiritual.
Como podemos, então, edificar nossa fé? Romanos 10:17 diz:

"A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus."

Esse texto diz claramente que a fé chega a nós por ouvir a Palavra de Deus. Ele não diz que devemos orar a Deus pedindo fé, não diz que devemos jejuar para ter fé, nem diz que devemos fazer uma campanha para tal propósito. Você pode se cansar de fazer essas coisas, mas se não estiver se enchendo da Palavra, fé não virá. A Nova Versão Internacional (NVI) desse texto diz "a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo". Isso quer dizer que quanto mais você ouve a Palavra, e é claro, a recebe e se envolve com ela, mais edifica a sua fé. Você quer fé? Se dedique à Palavra!


A fé deve ter ações correspondentes
Outra coisa que devemos entender sobre fé é que ela não vale de nada se não for externada através de uma ação. Você bem conhece o texto de Tiago que diz:

"A fé sem obras é morta."
Tg. 2:26b

Esse texto está falando em agir de acordo com a sua fé. Ora, fé não vale de nada se você não toma decições nem pratica ações baseadas nela: seria como não ter fé nenhuma.
Acho que é por isso que vemos muitos se dizendo ter fé, e poucos que têm de fato movido montanhas - a fé não está sendo colocada em prática.

Outro texto bíblico que fala a respeito fé, e segue a mesma linha de pensamento que este, é o de I Coríntios 13. Nele, Paulo fala que sem amor, nada do que fazemos faz sentido - assim como vimos no texto anterior Tiago dizendo que a fé sem obras também não vale de nada.

"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como sino que ressoa ou como prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha a fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei."
I Co. 13:1

Vemos neste texto algo muito interessante. Paulo está falando que a fé sem amor também não faz sentido. Vemos isso bem explicado em Gálatas 5:6, que diz:

"A fé opera pelo amor."
Gl. 5:6b

Isso quer dizer que a fé também depende de uma atitude movida por amor. A fé não funciona quando está sendo movida por egoísmo ou maldade, pois ela opera apenas através do amor. E que amor é esse afinal? Ora, o amor do tipo de Deus, que "não inveja, não se vangloria, não se orgulha; não maltrata, não procura seus próprios interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor (...) não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade." (I Co. 13:4b-6) É dessa forma que colocamos nossa fé em operação! Não há nenhum outro meio.

Qual tem sido a motivação da sua fé? Você tem se enchido da Palavra de Deus para desenvolver a porção de fé que Ele lhe deu? Apenas através do conhecimento da Verdade e sua revelação que alcançamos uma fé genuína - não se esquecendo que devemos ser sempre movidos por amor. Paulo após instruir Timóteo em sua primeira carta a ele, disse:

"O objetivo dessa instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera."
I Tm. 1:5

O desejo de Deus é que associemos nossa fé a pureza de coração e boa consciência, mediante uma vida de devoção a Ele. Só vemos resultado naquilo que cremos quando estamos na prática da Palavra; não veremos frutos se crermos em apenas uma parcela do que Deus diz. Não se esqueça do que lemos:

"Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé."
Rm. 1:17


É do princípio ao fim! A vida que Ele lhe chamou pra ter é toda por fé! Aleluia!