quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Importância de Render Graças


Podemos encontrar na Palavra orientação para tudo. Seja qual for a situação em que nos encontramos, temos a certeza de que, quando agimos alinhados ao que a Bíblia diz, achamos a melhor saída.
Podemos notar também que muitos dos assuntos tratados na Palavra se repetem, e realmente creio que há um propósito nisso. Kenneth Hagin, um pregador americano muito querido por mim, sempre mencionava isso, e eu pessoalmente te digo: Se determinada coisa está escrita na Bíblia uma vez, atente muito bem para ela. Se determinada coisa está escrita na Bíblia duas vezes, atente duplamente bem para ela. Mas se há algo na Bíblia que é falado mais de duas vezes: amado, faça daquilo algo essencial para sua vida!

A Palavra fala, do seu começo ao fim, a respeito de dar graças. Seja no Velho Testamento, ou no Novo, posso te afirmar: o termo "graças" aparece incontáveis vezes.
É sobre tal assunto que quero tratar.

Para começar, o versículo 18 do capítulo 5 de I Tessalonicenses diz:

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

Ora, esse texto diz "em TUDO dai graças". Em relação a quê devemos dar graças? Em tudo.
Que adoração suave é ao Senhor um coração cheio de gratidão!

Desde o Velho Testamento, vemos muitos exemplos de rendição de graças a Deus pelos seus feitos. Seja nos sacrifícios de cordeiros feitos sob a Lei, ou quando os israelistas adoram ao Senhor no templo, lemos que Seus servos sempre rendiam graças.

"E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, prostraram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, adoraram ao Senhor e lhe deram graças, dizendo: Porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre." II Crônicas 7:3

Atente para o chamado à graças de I Crônicas 16:34:
"Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. "

Os salmistas são um grande exemplo de que, desde antes do Senhor nos ter redimido em Cristo, os homens chegavam a Deus com cultos de gratidão. Há graças por todo o livro de Salmos! Veja:

• "Então te darei graças na grande assembléia; entre muitíssimo povo te louvarei." Salmos 35:18
• "Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças." Salmos 56:12
• "Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças." Salmos 69:30
• "Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois o teu nome está perto; os que invocam o eu nome anunciam as tuas maravilhas." Salmos 75:1
• "Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmos 92:1
• "Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome." Salmos 100:4
• "Dai graças ao Senhor; invocai o seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos." Salmos 105:1
• "(...) sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR." Salmos 122:4
• "Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa." Salmos 147:7

Veja quantas vezes as ações de graças são mencionadas! E esses são apenas alguns dos textos. Agora vamos ao Novo Testamento. Paulo escrevendo a Timóteo, em sua primeira carta a ele:

"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens." I Timóteo 2:1

Somos ensinados que devemos orar, não? Somos ensinados a suplicar e apresentar nossas petições a Deus. Somos incentivados também a sermos intercessores - há ministérios específicos para tal prática em muitas igrejas locais. Mas veja como Paulo coloca em mesmo grau de importância as ações de graças em sua enumeração. É tão importante render graças quanto orar, suplicar, e interceder. Ora, se você pensar bem, deveríamos ter um ministério de Ação de Graças em nossa igreja local! :D

Em determinado momento da minha caminhada cristã, o Senhor começou a me chamar àtenção a tal prática de render graças. À medida que ia aperfeiçoando meu relacionamento com Ele, entendi que o Senhor espera de nós um coração grato. Quando o agradecemos, rendemos glória a Deus - e isso é a essência de nossa vida terrena! Ora, fomos chamados para engradecermos a Deus com nossas vidas, não é mesmo? E como fazemos isso? Olhe o que diz o Senhor na Palavra:

"Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus." Salmos 50:23

Preste àtenção o que esse salmo profético diz: "Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica." Seja qual for o seu chamado em Deus, qual for o seu lugar no ministério, quais sejam os dons com que o Pai te tem presenteado: todos nós, os filhos de Deus, fomos criados para dar glória a Ele por meio de nossa existência. Se dar a Ele glória é a essência de nossas vidas, como então faremos isso? A Palavra responde: dando graças em tudo.

Creio que o Senhor me tem chamado a grandes obras. Tudo o que vivenciei até hoje não passa de gotas perto do maravilhoso plano que o Pai tem preparado para mim e meu futuro esposo. Em meados do ano passado, o Senhor começou a falar comigo a respeito de algumas nações pelas quais eu já deveria orar e render graças, crendo que Ele me levaria a elas. Hoje em dia, rendo graças pelo avivamento chegando a nações que sequer pisei meus pés - e que sequer chegaram ao avivamento. Rendo graças porque creio que o Senhor fará uma obra mundial de salvação antes de sua segunda vinda - e serei grande participante dessa colheita final!

Então pense aqui comigo: render graças também é uma atitude de fé. Podemos render graças por coisas que sequer se concretizaram ainda, mas que cremos que acontecerá porque assim o Senhor o diz.
Se estamos enfermos, por exemplo: podemos orar pela cura apenas uma vez e a partir daí apenas render graças - por mais que os sintomas persistam, a Palavra diz que fomos curados em Jesus, então agradecemos! Sua ação de gratidão fará a fé trazer à existência sua cura.
Veja o que diz a carta aos Colossenses:

"Arraigados e edificados nele (Jesus), e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças." Colossenses 2:7

Paulo disse aos Colossenses "nela abundando em ação de graças". Nela quem? Na fé! Precisamos estar firmados na fé para render graças - a própria Palavra diz.

Há outra coisa que quero compartilhar. Em muitos momentos, você terá que render graças mesmo quando você não deseja fazê-lo. Deixe-me exemplificar com um acontecimento pessoal.
Na minha pré-adolescência, comecei a desenvolver uma certa insatisfação com meu próprio corpo. Independentemente de estar no peso ideal ou não (apesar de ter sofrido a maior parte do tempo com excesso de peso dos 14 aos 16 anos), nunca gostei do formato do meu corpo. Vivia reclamando da uniformidade das minhas pernas, do tamanho dos meus braços (mesmo me lembrando de que a mulher virtuosa descrita em Provérbios 31 possue "braços fortes"), ou de qualquer outro defeito que pudesse encontrar em mim. Nunca fui uma pessoa de tagarelar a respeito dos meus próprios defeitos, e sempre evitava demonstrar às pessoas meu complexo com meu próprio corpo; mas lá no fundo eu guardava uma grande insatisfação em relação a ele - e constantemente murmurava e maldizia o meu tipo físico.
No ano passado, o Senhor começou a falar comigo sobre isso. Já fazia um tempo que havia aprendido a render graças em tudo, mas de certa forma, nunca tinha atentado ao fato de que precisava render graças até mesmo pelo meu corpo. Então o Senhor ministrou-me sobre isso, e duas pessoas vieram testificar-me tal coisa. Pessoas do Senhor trouxeram-me exortações, em distintos ambientes e situações, a respeito de não mais murmurar sobre o meu corpo. O Senhor me mandara não mais reclamar, mas sim render graças por ele, pois esse mesmo tipo físico que eu tanto maldizia, é o tipo físico mais comum da população dessas nações para as quais o Senhor está me preparando. Pessoas de certa população podem ser um tanto resistentes à Palavra quando pregada por uma estrangeira - especialmente em determinados países - mas, segundo o Senhor, me darão ouvidos simplesmente pelo fato de que me pareço com eles. Não apenas em modos e gostos, mas em meu próprio biotipo. Veja que incrível! Não apenas uma pessoa confirmou-me palavras a respeito disso, mas duas, no prazo de um mês.
Amado, cada pessoa tem o seu típo fisico: alguns são baixos, outros são altos, alguns são magros, outros de grande porte, alguns têm ombros largos ou curtos, quadrís grandes ou pequenos, pernas de diferentes formatos... e tudo isso tem um propósito em Deus. Nada é em vão! Quando o Senhor me disse que deveria Lhe agradecer pelo meu corpo, tudo o que menos queria era fazê-lo! Seria como ir à casa de um inimigo, presenteá-lo e dizer que o amo. Mas posso te afirmar: o caminho da gratidão é sempre o caminho para uma vida favorecida - e vai além de sua vontade, é uma decisão que você deve tomar!
Desde então, sempre que me lembro, dou graças pelo meu corpo. Afinal, ele é templo do Espírito, e deve ser cuidado e amado - além de ser um motivo de gratidão no meu coração, pois servirá para que pessoas recebam a Palavra sem resistência, e sejam salvas e transformadas para a glória do Senhor. Graças a Deus pelo meu corpo! Pude trocar minha reclamação por louvor e graças.
Veja o que diz Efésios 5:

"Não haja (...) conversas tolas nem gracejos imorais, que são incovenientes, mas, ao invés disso, ações de graças." Efésios 5:4

Veja que precioso! Você pode trocar reclamações ou palavras torpes por ações de graça! Pode escolher dar a glória a Deus, ao invés de maldizer - e isso lhe trará muitos bons frutos! Eu lhe digo, não há sequer uma situação em que não podemos louvar a Deus. Sempre haverá um motivo de louvor em nosso coração, pois o Senhor é sempre o mesmo - nEle não há sombra de variação. Seja em qual situação que você esteja, Ele ainda é digno de louvor e cuidará de você!
Lembre-se do que diz I Tessalonicenses 5:18: Em tudo dai graças.

Recordo-me de um congresso de louvor em que estive no ano retrasado com minha mãe. Tal evento estava acontecendo num hotel, e quem o estava realizando era a igreja local em São Paulo de minha denominação. O pastor de lá é uma pessoa formidável. O víamos passar pra lá e pra cá nos intervalos dos cultos, e ele estava sempre ativo resolvendo alguma coisa. Sabíamos que ele era responsável por quase tudo que estava sendo feito naquele congresso - aquele homem devia estar cansado! Uma vez ou outra ele chegava de um tarefa relacionada ao congresso, e dizia "Deus é bom!". Por mais de uma vez, mesmo com o semblante cansado, ele constantemente repetia "Deus é bom". Pela situação em que ele se encontrava, tenho certeza de que ele desejaria às vezes dizer "como estou cansado!", ou "que trabalho que esse evento está me dando!", ou até "sou o que mais trabalha por aqui". Mas ao invés de sair qualquer murmuração que fosse de sua boca, ele dizia apenas Deus é bom.

Amado, a partir do momento que você decidir trocar reclamação por ações de graças, experimentará maiores níveis de louvor a Deus e gratidão a Ele. Suas graças resultarão em glória ao Senhor, e subirão como adoração aceitável a Ele. Um coração que transborda de gratidão é o que o Senhor espera que tenhamos. Essa é a essência para uma vida favorecida! Muitas vezes ficamos ansiosos e preocupados em achar alguma fórmula para resolver os problemas que surgem na nossa frente, quando a simples fórmula para tudo é esta: render graças em todo tempo.

Não se esqueça que Jesus, em Mateus 14 e 15, quando faz as multiplicações de pães, apenas dá graças para que o milagre aconteça. Ele não pegou os pães e peixes e orou. Ele não disse "Senhor, faça com que haja uma multiplicação! Te suplico que aconteça um milagre!". Não. A Palavra conta que o Senhor simplesmente levantou os elementos ao céu, e rendeu graças - e o milagre aconteceu! Você quer vivenciar milagres? Dê graças.

Finalmente, vamos a II Coríntios 4:15:

"Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus."

Que poderoso! Em qual quantidade deve haver em nós ações de graças para a glória de Deus? Em abundância! Devemos agradecer uma vez ao mês? Oh não! Devemos superambundar em ações de graças, louvando em tudo, e em todo tempo. De que forma? Superabundante. Quando? Em todo tempo. :)
Graças a Deus porque podemos render glória a Ele pelo simples fato de agradecê-lo. Seja em boas situações, seja em ruins; seja por coisas pelas quais queremos dar graças, seja por coisas que devemos aprender a dar graças; seja pelo que o Senhor fez, e seja pelo que você crê que Ele ainda vai fazer: dê graças!

E não se esqueça: essa é a essência de uma vida favorecida!
~