quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Amor Pelas Vidas


O Senhor nos tem chamado muito ao amor. Aprender a amar as pessoas é de fato uma grande evidência de uma vida rendida a Deus. O próprio Deus é amor, e quando nos relacionamos com Ele, é natural que sejamos aperfeiçoados nisso. Amar com o amor de Deus é um grande desafio, mas a partir do momento em que decidimos fazê-lo, nossa vida é imensamente abençoada!

Quero compartilhar algumas coisas a respeito.

Nascemos com um propósito. Sim, não estamos nesta terra à passeio. Deus nos chamou a sermos agentes de sua glória na terra - e investiu em nós da sua graça maravilhosa para realizar cada um de seus propósitos. De fato, Ele nos provê tudo o que precisamos para viver uma vida de dependência nEle. E uma vez providos, o Senhor nos chama a fazermos a diferença e falarmos do seu amor pelo mundo. Ora, sabemos que há muitos que precisam conhecer ao Senhor: pessoas desesperançosas, frustradas, e famintas por algo que as satisfaça interiormente. E a nós foi confiada a missão de anunciar as boas novas às pessoas que nos cercam no dia que se chama HOJE. Sim, a nós foi confiada a presente geração. Quão tremendo é isso! Temos responsabilidades, como filhos de Deus conhecedores da Verdade, sobre esse período da História! Isso de fato é incrível.

Entendendo isso, sabemos que quando nos deparamos com o amor do Senhor, já não podemos viver só pra nós mesmos - devemos anunciar às pessoas a Verdade que encontramos em Deus! Temos uma obra a fazer. No livro O Beijo do Céu, de Darlene Zschech - que tem me levado a muitas meditações que me levam à elaboração de alguns textos como esse - a autora diz, no primeiro capítulo:

"(...) nossa vida na terra não foi dada a nós como um presente apenas para nós mesmos, mas para que nossas vidas elevem as vidas de outros."

Quando aceitamos o chamado de Deus pra nós, temos que ter em mente - e coração - que nossa motivação é o amor pelas almas. Escolher viver uma vida para promover aos outros é de fato algo virtuoso - e cheio de bons frutos! A partir do momento em que conhecemos o amor do Pai, somos equipados com uma incrível capacidade de amar as pessoas e investir nelas, assim como Deus faz conosco. E essa é a essência da Obra de Deus - inspirarmos nossos sonhos no desejo de viver o plano dEle pra nós, manifesto no serviço às pessoas.

Veja só comigo. Quero fazer algumas ilustrações.
Se seu maior desejo é ter uma banda de louvor, com um ministério cheio de músicos, gravando CD e fazendo shows pelo país a fora simplesmente porque gosta de música, algo está errado. Se estuda a Palavra, frequenta seminários e mais seminários de estudos teológicos, buscando conhecimento e ciência, só porque um dia quer ensinar e acha que daria um bom professor, algo realmente está errado.
O problema não está no desejo ou nas práticas, mas está na motivação que prevalece ao desenvolvermos esses projetos pessoais. Se você ama as almas e dispõe seus dons na música para ser usado por Deus no louvor, o Senhor se encarregará de te treinar e te fazer pronto para avançar nessa área, até mesmo com ministérios a nível nacional - ou mundial! Sim, Ele terá prazer em te promover ao te ver servindo-O humildemente, com todo seu coração. Se você busca conhecer ao Senhor em sua Palavra, sedento pela Verdade e pela Sabedoria do alto, genuinamente, Ele te capacitará a ensinar as pessoas se tiver esse propósito. Terá que acolhê-las, e ensiná-las porque as ama e as quer ver crescendo - não simplesmente porque você é eloqüente!

Vê a diferença? Se seu foco não está nas vidas, nunca será bem sucedido. Precisamos entender que devemos ser sempre movidos pelo amor. Sim, amor às pessoas. Nunca vi um ministro de Deus não gostar de pessoas! Ora, se um ministro não gosta de pessoas, de que servem os seus talentos para a Obra do Senhor!? De nada. A motivação é sempre ver almas crescendo, sendo restauradas, amadurecidas. E lhe garanto: é uma recompensa e tanto!

Podemos tomar como exemplo o apostolado de Paulo. O novo testamento está repleto de suas cartas às igrejas que ele discipulava. Toda sua vida era aquelas igrejas! Vemos ao longo de suas cartas o quanto o ministério era seu foco, e tudo o que fazia era pela propagação do Evangelho em amor às igrejas - e ao povo de Deus que nelas estavam. Paulo sabia que sua glória estava em cumprir sua função de apóstolo, em amor às vidas. Vemos ele falando aos Tessalonicenses:

"Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês? De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria." I Ts. 2:19-20


Eu amo como esse texto deixa bem claro como a alegria e glória de Paulo estava em servir.
Repito que o próprio Deus é amor, e quando nos relacionamos com Ele, é do curso natural do nosso amadurecimento cristão que sejamos aperfeiçoados nisso se deixamos a Palavra penetrar tudo que somos. À medida que zelamos por priorizar os interesses das outras pessoas e atender às suas necessidade, o Pai nos unge com graça para cumprirmos essa maravilhosa missão de amar.


Somos filhos do AMOR! ;D