quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Venha como está!



A vontade de escrever este texto me surgiu ao constatar que grande parte das pessoas que aconselho se encontram numa condição em comum. Condição esta em que muitos de nós já estivemos: quando perdemos um relacionamento genuíno e íntimo com o Senhor porque vivemos a espera de estarmos prontos a nos relacionarmos com Ele. Você já se viu em uma situação assim? Você já se pegou adiando sua vida com Deus, porque não se sentia pronto para tal? Vamos conversar a respeito.


O sentimento de culpa é uma das piores coisas na vida de um cristão. A principal intenção de satanás para com os cristãos é tentar roubar seu relacionamento com Deus por meio do pecado. O diabo é o primeiro a lhe sugerir uma prática pecaminosa, e então, é o primeiro a lhe acusar depois que cedemos a ele - não é verdade? Se pecamos, rapidamente surge em nós um peso de culpa e acusação, como uma impenetrável barreira de mal-estar com Deus. O que precisamos compreender é que nenhum tipo de condenação vem do Senhor, mas sim de satanás. É bem verdade que o Espírito Santo, que habita em nós, manda um sinal em nosso espírito quando o desagradamos e precisamos ser alertados. Mas veja bem: não é um peso de culpa, é um doce alerta dAquele que quer que nos arrependamos o mais rápido possível para voltarmos à comunhão com Ele.

Ora, o alerta do Espírito é um convite para o arrependimento, já o peso de culpa de satanás é uma armadilha para a separação de Deus. O intuito do mal é que nos sintamos tão sujos que sequer tenhamos a coragem de fazer uma oração ao Senhor.


Certa vez aconselhei uma velha e queridíssima amiga, que se encontrava numa situação que me cabe muito compartilhar. Esta amiga estava há bons tempos dentro de um relacionamento com um rapaz não-cristão, e aquilo de certa forma estava tirando toda sua paz. Ela era cristã, mas estava um pouco longe da igreja - e aquele relacionamento no qual tinha entrado tivera de vez a afastado de um relacionamento real com o Senhor. Ao conversarmos, ela me contou saber que aquele relacionamento não agradava ao Senhor, mas confessou não conseguir sair dele de maneira alguma. Ela me disse que quando estava em sua casa fazendo algo, e se dava conta de que estava cantarolando um hino da igreja, no mesmo instante se constrangia e parava de cantar - pois se sentia envergonhada até de cantar uma música cristã em voz alta.


Veja que situação ruim! Conversando com ela, incentivei-a a voltar a orar ao Senhor, aceitando o Seu perdão e recebendo paz em seu coração para prosseguir em sua vida com Deus. Ela me disse, então, que quando tivesse força e coragem para terminar seu relacionamento mundano, voltaria a orar a Deus. Ora, veja em que ciclo vicioso ela se encontrava! Penso que ela só teria força para fazer a coisa certa se estivesse recebendo do Senhor, em comunhão com Ele - mas não conseguia obter isso justamente porque não se sentia digna de se relacionar com Deus. Ela poderia esperar o que fosse para ter força, mas nunca conseguiria sair daquilo sem Ele!


Vejo muitas pessoas passando por coisas assim. Pessoas de fato cristãs, que amam ao Senhor, mas que se sentem tão culpadas que deixaram de se relacionar genuinamente com Deus. Sabem que não têm sido quem Deus quer que sejam, e por causa disso, adiam um verdadeiro derramar no Senhor. Mas a verdade é que o Senhor não está querendo que você esteja preparado para se relacionar com Ele. Poderemos esperar o tempo que for, mas a carne não está pronta - ela nunca estará. Marcos 14:38 diz:

"O espírito está pronto, mas a carne é fraca."


Jesus falou isso aos seus discípulos quando encontrou-os dormindo, depois de orar pela última vez antes de ser crucificado. O Senhor estava falando a respeito da fragilidade da carne em relação a coisas espirituais; a carne nunca está pronta, ela sempre precisa ser vigiada, sempre terá que ser submetida e adestrada.
Ora, carne não adestra carne... você precisa fortificar o seu espírito para triunfar sobre qualquer tipo de pecado ou carnalidade! Se simplesmente ficar a esperar, sua carne nunca estará pronta - ou seja, disposta, desejosa - para um avançar contínuo em comunhão com o Pai.

Deus quer que você venha como está, para então lhe fazer pronto para ir avançando em sua vida cristã. Mateus 11:28 diz:


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso."


Essas são as palavras de Jesus. Ele não disse "venham vocês que não tem erro e vivem uma vida perfeita"; ao contrário, ele chama os que estão aflitos para então lhes dar alívio. Essa é a ordem das coisas: você vem a Cristo do jeito que está, e então, junto dEle, você vai se tornando quem Ele quer que você seja. Não espere absolutamente nada para vir! Venha como está!


Uma importante verdade é que se os cristãos não dessem ouvidos à acusação de culpa, que vem do diabo, teríamos igrejas muito mais fortes e filhos de Deus muito mais ousados, vivendo a vida que Deus tem plenamente para eles.

A culpa é nada menos que o peso do pecado sobre nós. Ela nos pára, nos impede de crescer, de nos relacionarmos com Jesus. Mas a Palavra nos diz que fomos libertos da culpa do pecado, para então nos apresentarmos ao Senhor inculpáveis:

"Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação." Col 1:21-22


Que tremendo! O sacrifício físico de Jesus nos providenciou a ausência total de culpa! Não é algo que possa vir de nós, não é algo pelo qual podemos pagar. Ele nos livrou de toda culpa, através do perdão dos pecados que ele levou na cruz. 1 Jo 1:9 diz:

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça."


É simples assim. Ele não diz que temos que JUSTIFICAR nosso pecado, mas simplesmente CONFESSÁ-LO, por meio de um arrependimento verdadeiro diante de Deus. Precisamos compreender que o perdão é uma dávida de Deus, e não algo que fazemos por merecer. Se não entendemos isso em sua totalidade, vivemos nos auto-penalizando! Acreditamos que se punimos a nos mesmos ao não nos dirigirmos a Deus, de alguma forma somos menos indignos diante dEle. Mas isso não é verdade! Toda a nossa dignidade vem de Deus - Jesus levou nossas vergonhas e sujeiras para que pudéssemos nos reconciliar com Ele. Isso vem dEle, e está HOJE disponível pra você! Não espere ter forças pra fazer algo por si mesmo, venha como está e fortaleça-se no poder dEle!

Aquela querida amiga sobre a qual eu falei, depois de termos passado boas horas conversando numa praça de alimentação num shopping em Campinas (a ponto de eu ficar rouca!) tomou uma decisão. Depois desse dia que falei a ela essas mesmas coisas que lhe falo neste momento, ela voltou pra casa e tomou uma decisão. Dias depois, quando nos encontramos, esta amiga compartilhou comigo que restaurara seu relacionamento de comunhão com Deus. Depois de tê-lo feito, teve um forte desejo de terminar seu relacionamento que estava desagradando ao Senhor. Algo que ela estivera adiando por muito tempo, enquanto ficava num péssimo mal-estar com Deus, de uma hora pra outra tornou-se algo simples e fácil. Ela rompeu seu namoro, voltou a frequentar cultos na igreja e foi totalmente levantada para um novo caminhar com o Senhor.

A verdade é que quando nos achegamos a Deus como estamos, nos despojando do nosso próprio orgulho para receber o perdão dEle, algo acontece. Existe uma graça disponível para fazermos a vontade do Pai, de forma que o que antes era difícil, passa a ser fácil; o que era escuro passa a ser claro; o que era uma caminho fechado passa a ser um caminho livre e leve. Tudo o que precisamos fazer é dar um primeiro passo, confessando os pecados e aceitando que é o Senhor quem te justifica. Ele o ama e nunca o condena.

"Agora pois, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus".
Rm 8:1


O diabo pode tentar lhe acusar, mas a Palavra vence essa acusação. Jesus nunca o acusa, ao contrário, ele é nosso advogado junto ao Pai para evidenciar a justiça que Ele fez por nós através do seu sangue!

Quão bom é pertencer a um Deus amoroso e acolhedor!
O que você está esperando? Venha como está!