quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ensinos Elementares da Palavra


Já venho comentando há certo tempo com alguns amigos o quanto tenho recentemente me chateado com a situação geral da Igreja. Quanto mais conhecemos ao Senhor e recebemos revelação de sua Verdade, mais não nos conformamos com mediocridade - um certo "medianismo" que emana das práticas religiosas que temos chamado de vida cristã. À medida que somos libertos pela Verdade e de fato entendemos o que tal processo é, somos também conduzidos a níveis maiores de compreensão do mundo espiritual e sua profundidade. Consequentemente, criamos aversão a tudo que é superficial - geralmente fruto de ignorância. Tudo isso é na verdade uma preocupação, um tipo de indignação que antecede exortação: tudo com a finalidade de fazer crescer o Corpo de Cristo.

Há um texto em Hebreus que me chama sempre a atenção. Veja só, no início do capítulo 6:

"Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade (então agora o autor de Hebreus vai começar a citar quais são então tais "ensinos elementares", ou seja, ensinos básicos para a vida cristã), sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressureição dos mortos e do juízo eterno."

O autor de Hebreus deixou tudo muito claro ao citar quais são os tais ensinos elementares. É a mesma coisa que se colocasse em tópicos a idéia central de cada conceito que o cristão deve ter bem esclarecido em si para ter firmados os princípios básicos da Palavra:

• Arrependimento dos atos que levam a morte;
• Fé em Deus;
• Instrução a respeito de batismo;
• Imposição de mãos;
• Ressureição dos mortos;
• Juízo eterno.

É quase que didática para um discipulador. Por exemplo, por esse texto sabe-se exatamento o que ensinar a um recém-convertido- assunto por assunto. Foi algo simples e direto o que o autor de Hebreus nos concedeu.
Ok, agora, paremos para pensar exatamente o que sabemos sobre cada um dos tópicos. E não apenas isso, mas com que profundidade temos abordado cada um desses assuntos.
• Arrependimento dos atos que levam a morte;
• Fé em Deus;
• Instrução a respeito de batismo;
• Imposição de mãos;
• Ressureição dos mortos;
• Juízo eterno

Chego a pensar que não é um número muito grande de cristãos que têm esclarecido em sua mente e, o mais importante, REVELADO EM SEU ESPÍRITO tais Verdades. O que você sabe sobre cada um desses assuntos? O que sua igreja tem pregado sobre esses ensinamentos básicos.
Agora, reflita comigo: o texto trata de princípios BÁSICOS. Básicos. Podemos dizer que se é básico, é como se fosse leite materno para bebês espirituais. Você concorda? Mas então, se poucos têm aproveitado bem o leite espiritual, quanto mais o alimento sólido!
Deixe-me colocar o texto na versão amplificada da Bíblia para ficar bem claro o que o autor de Hebreus fala antes desses ensinos elementares citados.

(Amplified Bible Parallel Edition)
"Portanto prossigamos deixando para trás o estágio básico de ensinamentos e doutrina de Cristo, o Messias, avançando com segurança rumo à plenitude e perfeição que pertencem à maturidade espiritual. Mas que nós não nos esqueçamos novamente das...)" (e começa a citação)

Quão profunda é a exortação do autor de Hebreus! O autor está falando em como devemos deixar o estágio de bebês espirituais e avançarmos para a maturidade, expressa em perfeição. Sim, exatamente: PERFEIÇÃO! Mas preste atenção: ele fala pra deixarmos o ESTÁGIO de ensinos básicos, e não os ENSINOS BÁSICOS em si. Pelo contrário, a citação em tópico é feita exatamente para que seja frizado que NÃO devemos nos esquecer do básico a medida que chegamos a conhecimentos mais profundos.

Uma vez desmembrado esse texto, volto a mencionar a mediocridade com que se tem vivido a vida cristã. É preciso ter níveis maiores de vida com Deus, e de conhecimento dEle. Crescimento espiritual não manifesta-se apenas em mover de dons do Espírito - o verdadeiro crescimento se expressa na COMPREENSÃO da Verdade.
Penso que se não houver Conhecimento chegando às igrejas, Cristo voltará não para uma noiva madura, mas para um Corpo constituídos por bebês espirituais, imaturos e despreparados

Se é por meio da Palavra que conhecemos ao nosso Deus, busquemos então conhecê-la e praticá-la, cumprindo com integridade nossa vida cristã. Medite nisso.