domingo, 16 de setembro de 2007

Satisfação: meu Propósito Original


Esses dias atrás, estava listando a alguns amigos tudo aquilo que não é o bastante para me satisfazer como ser humano. Creio que cada um de nós um dia nos sentimos insatisfeitos. De certa forma, todos nós procuramos meios de vivermos uma vida de satisfação, não é verdade? O conceito de "estar satisfeito" tem sido algo tão forte no meu coração que gostaria de compartilhar algumas coisas que me foram trabalhadas pelo Senhor.

Ele é BOM. :)

Para começar, algo me vem à memória. Lembro-me de uma ministração de louvor, da qual fiz parte há uns 3 anos, em que a líder de louvor falou algo que me marcou muito.
Na época dessa ministração, eu estava numa fase da minha vida de muita busca do Senhor no que diz respeito a captar do Espírito aquilo que o Pai queria que eu fizesse no ministério. Estava sendo treinada em departamentos da igreja - como ainda estou - num ritmo muito acelerado, como que num primeiro contato de perceber do Senhor que Ele tinha um plano pra minha vida, e que eu TINHA que descobrir qual era este plano, e segui-lo.

É engraçado quando somos recém-chegados ao Reino e apresentam-nos todo um leque de aspectos da vida cristã. Um deles é o Chamado. Diz-se daquilo que o Senhor separou para nós no aspecto ministerial, certo? E ao sermos introduzidos ao conceito de Chamado, nossa tendência é fazermos de tudo para descobrir o nosso - e não só isso, mas descobrir como vivê-lo.
Então observei que muitas vezes acontece um equívoco aqui. Muitos de nós ficamos eufóricos em tentar saber do Senhor a nossa função no Corpo, como que isso fosse dar uma espécie de sentido à nossa existência - como se esta se expressasse num cargo numa igreja local.

Nesse período de tentar achar o meu lugar no ministério, cheguei a ficar muito frustrada. A pressão que eu fazia sobre mim mesma para viver minha chamada era enorme, sendo que nem mesmo o Senhor estava cobrando de mim que eu estivesse me preocupando com isso.
E naquele dia, a ministra de louvor falava:
"Senhor, nada está a frente de Ti! Nada mais é a nossa prioridade! Não há nada que colocamos acima do Senhor. Nem pessoas, nem profissão, nem dinheiro, nem ministério..."

E aquilo por um momento me escandalizou: "Peraí!! 'Nem ministério'???"
Na minha cabeça, "ministério" jamais ficaria numa lista de coisas que podem nos distanciar do Senhor. Era por amor ao Senhor que queria tanto ter um ministério! Refleti por um momento, e me deixei ser ministrada por aquilo que estava sendo falado.
"Pai, nem mesmo o nosso ministério, a igreja, nossas funções... nada disso, Senhor, está a sua frente. Tu és o centro. Perdoa-nos quando colocamos nossa Chamada acima do nosso relacionamento de intimidade com o Senhor."

E aquilo então fez total sentido pra mim.
Meu pensamento até então era de que eu só agradaria a Deus se achasse o propósito da minha vida, supostamente expresso num cargo ministerial. Pensava "aí sim eu farei o que o Senhor quer de mim". Mas com esse pensamento equivocado, fui tão ansiosa por fazer aquilo que acreditava agradar ao Senhor, que passei a dar mais vazão ao que eu imaginava que Ele queria de mim, do que a Ele próprio. Eu achava que precisava fazer algo; que precisava "demonstrar serviço" ao Senhor, e que isso, de alguma forma, seria a minha satisfação. Ora, o pensamento até que não estava errado: "minha satisfação está em satisfazer ao Senhor". Corretíssimo. Mas o equívoco aconteceu quando eu me precipitei em formar o meu próprio conceito do que é satisfazer ao Senhor.

Foi quando fui levada a compreender o meu propósito de vida.
O Senhor, com aquela ministração cheia de Verdade, estava querendo levar-me de volta ao meu propósito original. Gosto desse termo, propósito original. Diz-se daquilo que se estabelece no princípio de tudo; a razão central de algo; o real motivo pelo qual determinada coisa foi estabelecida.
Deixe-me falar um pouco sobre isso.

O homem, quando criado, teve do Criador um propósito original. Este consistia em que o homem se relacionasse com Deus e, por meio de comunhão, se tornasse como o próprio Deus - tendo todos os aspectos de Sua Vida e caráter inseridos nele. Isso é precioso. Graças a Deus pelo nosso propósito original de nos tornarmos como Ele em caráter, de forma que prestamos toda glória a Ele: aí que entra a ADORAÇÃO no propósito da criação.
Porém, ao pecar, o homem tem seu propósito destituído. O homem perde toda sua intimidade com o Criador ao se ver enlaçado pelo pecado, de forma que deixa de se relacionar com Deus, pois Ele não comunga com pecado.
Mas é aí que entra o maravilhoso plano redentivo:
Jesus foi o responsável por nos restaurar ao nosso propósito original. Sim. O nosso propósito de vida havia sido defasado por meio do pecado de Adão, mas Cristo vem nos trazer de volta ao nosso propósito original, remindo-nos de todo pecado, de forma que podemos voltar a exercer nosso sentido central de vida: comungar com o Pai.
Então isso é o propósito original - no que diz respeito a existência humana.

Nesse período da minha vida da qual estou compartilhando, eu estava tão preocupada em achar meu dever como filha de Deus, que esqueci-me dos meus DIREITOS como filha. Havia perdido o foco do meu propósito original, me preocupando tanto em obter êxito no ministério, que a minha própria relação de intimidade com o Pai estava sendo colocada de lado. Ao querer evoluir no ministério, não estava pecando, pois não estava fazendo isso para me promover, nem receber reconhecimento... realmente queria agradar a Deus! Mas eu estava com o foco no lugar errado.
Antes de qualquer coisa, fomos feitos para a intimidade com Ele. E naquela época, esqueci-me disso! Esqueci-me que o Senhor queria, antes de tudo, que eu desenvolvesse um relacionamento sólido com Ele, ficasse madura espiritualmente e aprendesse dEle a ouvir sua voz e obedecê-lo. Assim, Ele trataria depois comigo de aspectos ministeriais. Ora: não fomos criadas para cumprir obrigações perante o Criador, mas sim, criados para sermos adotados como filhos pelo Senhor e amorosamente inseridos em Seu Reino. Uma vez inseridos, o Senhor estabelece, sim, um plano para nossas vidas, mas este vem ao encontro com nossos sonhos pessoais, numa harmonia perfeita entre aquilo que lateja nosso coração, e no coração do Pai. Isso é maravilhoso!
Aí que entra o aspecto de satisfação. O plano do Senhor é perfeito. Tão perfeito que é o que traz plena satisfação a Deus e a nós ao mesmo tempo: nós, ao vivermos a vida que Ele nos planejou, e Ele, a nos ver render a Ele toda a glória à medida que nossa vida promove Seu Reino.
:)

Graças a Deus que nos restituíu ao nosso propósito original de sermos filhos, para depois vivermos Seu plano de amor. Quando passei a entender isso, tudo fez sentido! Minha frustração acontecia porque tentava fazer Deus se agradar de mim por meios errados. Ele queria que me aproximasse dEle como filha, antes de me aproximar como serva - só que eu estava queimando etapas. Mal sabia do meu propósito original, quanto mais do meu propósito individual!
Ao situar-me em meus direitos como filha, passei a zelar por solidificar meu relacionamento com Deus antes de qualquer coisa, de forma que aquilo que o Senhor havia separado pra mim ministerialmente viria como consequência. E é assim que acontece: o êxito ministerial provém de um relacionamento pessoal sólido com o Senhor.
Por exemplo, se buscamos operar em algum departamento da igreja para isso nos ajudar a "nos firmar" em Deus, estamos buscando obter sucesso de forma errada. Primeiro vem a intimidade com o Senhor, depois vem a carreira ministerial. Não sempre em ordem de tempo, mas em ordem de prioridade. Devemos eternamente zelar mais por nosso relacionamento com Deus do que por nosso êxito no ministério; mesmo porque, o êxito ministerial será uma consequência, isso é inquestionável. E, sim, teremos sempre o que aprender do Senhor e crescer em nosso relacionamento com Ele, à medida que avançamos em viver cada etapa de nosso Chamado.
Graças a Deus pela novidade de vida que há em servi-lO.

Satisfação.
Ter todos os bens materiais que eu poderia desejar não me satisfaz; ter uma multidão de amigos que me façam sentir amada não me satisfaz; comprar as roupas que eu amo e me sinto bem nelas não me satisfaz; comer aquilo que eu amo comer não me satisfaz; ter uma vida social ativa, com eventos e compromissos que me fazem ocupada não me satisfaz; alcançar o peso e o corpo que acho ser ideal não me satisfaz; conseguir compor as músicas e poesias que me são ideais não me satisfaz; encontrar alguém com quem dividir o sonho do casamento não me satisfaz; ter mil e um projetos pra cumprir na igreja não me satisfaz; qualquer cargo ministerial que me possa ser dado, não é o que me satisfaz.

Oh sim, são coisas muito boas. Mas que poder há nelas em me fazer saciada diante do meu propósito original? Tudo isso faz parte do que potencialmente compõe a minha alegria, mas não é a RAZÃO de eu tê-la. Afinal, o que é alegria senão um estágio de plena satisfação?
Onde está, portanto, a minha satisfação? Minha satisfação é satisfazer ao Senhor. Como me satisfazer se não sei satisfazer ao Senhor? Há uma música que amo profundamente que diz:

"Minha maior necessidade é conhecer Teu coração / O propósito da minha vida é conhecer Teu coração."

Vou então correr em conhecer o coração do Pai para saber como agradá-lo! Deixa-me entender o Seu amor por mim, manifesto num plano MARAVILHOSO que Ele pré-estabeleceu antes que eu nascesse! Oh, que maravilhoso! o/

Meu propósito original de comungar com meu Criador leva-me a desvendar o Rei de toda existência. Sou levada, por meio da comunhão, a conhecer meu propósito individual - algo específico do Senhor pra mim. Usufruir dos meus direitos de filha ao cumprir os meus deveres de serva é o que me satisfaz.
Conhecer Seu coração, entender sua Divindade, aprender do Seu Espírito com unção e revelação é o que me completa. Quando saio desse propósito, fico insatisfeita. Se não coloco meu relacionamento com o Senhor como prioridade da minha vida, me frustro por não estar correspondendo ao meu propósito original.

Não só fazemos a nossa alegria completa quando priorizamos ao Senhor, como também avançamos no nosso propósito individual. Este, cheio de disposição de graça para vivê-lo, sendo que, à medida que O ouvimos e obedecemos, colhemos o melhor dessa terra.


Tem muito mais. :)

~