quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Carta Sobre a Existência


Esses dias eu achei uma carta que comecei a escrever à uma amiga um tempo atrás. Acabei não a terminando, mas são boas anotações. Por isso, achei valer a pena compartilhar por aqui.


"Começo falando que admiro você, sua força de vontade e determinação. São poucas as pessoas que conseguem se conhecer o bastante para reconhecer suas falhas e dispor-se a mudar. Melhor: dispor-se a CRESCER.
Durante a minha vida, a partir do momento em que Deus começou a me tratar e lapidar o meu caráter para o que estaria por vir, várias coisas me foram ministradas: princípios de Deus e aspectos do Seu caráter que me impulsionaram e me incentivaram a crescer.
Lá no começo, quando eu vi que alguma coisa estava errada comigo - pois me sentia incompleta e triste - comecei a tentar, com todas as minhas forças, a mudar. Não me conformava, pois a profecias maravilhosas que me haviam sido trazidas, e até o que diz a Palavra de Deus, não estavam condizendo com o vazio que estava vivendo e sentindo. Mesmo tentando fazer as coisas mudarem, eu só me frustrava, pois fazia-o nas minhas próprias forças. Quando aprendi que era pela Graça e dom de Deus, revelados na Palavra, que meu caráter era lapidado, deixei de uma vez por todas com que a Palavra dEle penetrasse meu espírito e curasse todo o meu ser. A Palavra diz muitas coisas ao nosso respeito como filhos de Deus que somos - e a Bíblia é um todo. Precisava viver a Palavra como um todo para frutificar segundo ela. Agir como se eu fosse equilibrada e vencedora sem realmente me sentir como tal parecia só me trazer mais peso. Mas graças ao Pai, depois de um longo processo, eu passei a DE FATO me ver e ser o que a Bíblia diz que eu sou nEle. A Palavra trouxe cura - cura genuína que vem através da consciência de quem somos nEle. De fato recebemos espírito de moderação -equilíbrio-, mas só usufruímos deste quando vivemos a Palavra como um todo. Há um período de exercer fé. É algo do tipo 'Eu sei que recebi espírito equilibrado no Senhor. Então mesmo que não sinta isso, não vivo pelo o que sinto, mas pelo o que Deus diz a meu respeito em sua Palavra. Eu SOU equilibrada e tenho a vida de Deus em mim'. Eu precisei admitir que precisava ser curada e crer que era curada nEle - sem nem mesmo me sentir assim - e agir em fé. Acordava de manhã e dizia 'Sou mansa, sou paciente, sou compassiva, sou equilibrada'. Por perseverar, aquilo que eu gerava no mundo espiritual com minha confissão passou a tornar-se realidade no mundo natural - e torna-se a cada dia. A fé é essencial para crescermos. Queria dividir com você algumas realidade bíblicas que saltaram no meu espírito como revelação: coisas profundas, do tipo daquela explicação sobre Adão e Eva e 'o espírito mais evidente que a carne'

- Uma pausa: estou mencionando aqui algo que tinha já falado antes, sobre o porquê de Adão e Eva terem notado estarem nus quando o pecado entrou na humanidade. Tratava-se da profundidade de comunhão que o Homem estava com Deus. Ora, não havia a carne no meio - era como se o espírito saltasse da própria carne do homem. Era como se o homem espiritual fosse mais evidente do que o carnal. Quando o homem peca, seu espírito é "embutido" nele.


"É um tanto falho das igrejas pregarem que Deus nos criou APENAS para adorá-Lo. Sim, isso é verdade (e que verdade poderosa!), mas há algo ainda mais profundo em nossa existência; há densidade bem maior em compreender a criação do Homem. A geração da humanidade consistiu bem mais em estabelecer seres com os quais Deus dividiria sua Natureza, do que gerar servos - afinal, a adoração em si Ele tem dos anjos. Deus gerou filhos. E pra chamar de filho, não só 'criatura', colocou da Vida dEle, a própria vida Deus, dentro de nós. Toda habilidade, capacidade, sensibilidade e inteligência de Deus sendo revelada ao Homem. Deus teve como objetivo na criação gerar indivíduos com Sua natureza divina: seres que recebem plenitude estando ligados a Ele, 100% dependentes dEle, mas LIVRES nEle.
Deus colocou no Homem a capacidade de reinar em vida e extravazar de sua existência a glória do Pai, CONSEQUENTEMENTE, adorando-o simplesmente porque Ele é DIGNO. Se assim não fosse, Deus criaria pequenos seres sem livre arbítrio que o adorassem sem parar, repetidamente, feito robôs. Antes, Ele nos criou para imprimir em nosso espírito os aspectos de Seu caráter inculpável, e fazer-nos agentes de sua glória na Terra."


A carta pára por aí. Como disse, acabei não terminando.
Mas foi bom dividir as reflexões com você. Até a próxima.



*original do dia 15/05/2007