segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Adoração no Novo Testamento

Esses meus últimos dias do ano foram marcados pela releitura de um livro que simplesmente me deixa surpresa a cada parágrafo. O livro é O Beijo do Céu, escrito por Darlene Zschech, ministra de louvor do Hillsong Music, e exemplo de alguém que apostou todas suas fichas no Senhor para viver os planos que nasceram em seu coração.
Todo o livro trata do que ela mesma aprendeu e tem aprendido de Deus no que diz respeito a detectar sonhos dentro de si, e persegui-los movido pela graça de Deus e seu favor. A expressão beijo do céu é o nome que a autora deu à intervenção SOBRENATURAL de Deus em nossa vida NATURAL, de forma que Sua graça vem nos tocar para avançarmos em viver uma vida de oferta a Ele e Seus propósitos. Na primeira vez que li o livro, em Junho desse ano, fui de fato impactada. Lembro-me de chorar logo nas primeiras páginas! Nesse ano de 2007 meu coração esteve tão desejoso de captar e viver os planos do Pai para minha vida que o conteúdo simplesmente alcançou-me de forma incrível! Encontrei 100% de identificação com cada palavra escrita naquele livro. :)
Na mesma época, escrevi algo que fazia menção do meu - até então - capítulo preferido do livro. O de número cinco, "A Troca do Céu". (Veja: http://www.blogger.com/://souguellis.blogspot.com/2007/08/estava-meditando-na-palavra-esses-dias.html) Ao reler o livro dessa vez, despus-me a fazer anotações à lápis ao longo dos parágrafos. Se folhasse meu já tão gasto livro, tudo o que acharia nesse capítulo seriam flechinhas seguidas de interjeições do tipo "Isso é tão real!", ou "Que poderoso!", ou até mesmo "Obrigada Senhor, isso é precioso!". Lembro-me de um paragráfo em que não me contive.
Primeiro do tal capítulo, Darlene dizendo:

"Esses momentos em que tentamos ver a vida através dos olhos de Deus, para capturar e lembrar de sua maravilhosa fidelidade, tem se tornado âncoras para me manter no lugar quando novas tempestades se levantam contra mim."
Como isso é real! Puxei uma flecha e desabafei um singelo "Pra mim também, Darlene". Ver que a verdade do Senhor é a mesma SEMPRE e que está sendo apregoada por todo o mundo, comprovando o quanto Deus tem preparado pessoas ao longo do globo terrestre para se levantarem como líderes espirituais a nível mundial para ministrar o Seu perfeito amor com simplicidade e intrepidez, me traz uma alegria indizível! Compartilhar minha empolgação com minha leitura é um prazer pra mim. Não por somente ter lido um bom livro, mas porque seu conteúdo é simplesmente fundamental. Se pudesse, sairia distribuindo esse livro a todos os cristão - e até não-cristãos - que conheço! E já não me lembro a quantas pessoas que vinham compartilhar suas frustrações em relação aos planos de Deus a quem recomendei a leitura de "O Beijo do Céu".
Okay, sem mais delongas, quero compartilhar sobre outros capítulos que me deixaram simplesmente ESPIRITUAL! As palavras de Darlene, regadas pela Palavra de Deus e seu poder sobrenatural, me deixaram incrivelmente sensível às coisas do alto. Formidável. :)
No capítulo 7, denominado Dedicado a Sua Adoração, Darlene faz afirmações poderosíssimas, as quais quero compartilhar.

"O todo da Palavra é um chamado a adoração - a atração do ser humano para a devoção ao Criador. Essa é a grande chave para a vida completa e favorecida."

Essa verdade poderosa tem flamejado no meu coração por anos! Em minha constante procura por um sentido à minha vida, ao longo dos meus primeiros anos de ministério, sempre vagava em pensamentos e conceitos e culminava na mesma pertinente questão: O que me satisfaz? O que me completa?
Acredito que todos nós nos perguntamos isso! E ouvir dizer que fomos criados para a ADORAÇÃO, levou-me a procurar saber do assunto. Então quero falar um pouco sobre isso.

Podemos compreender por meio da Palavra que toda a Criação e Vida que Deus trouxe à existencia no princípio de tudo diz respeito à Sua adoração. O homem foi criado à imagem e semelhança de seu Criador para ser ADORADOR. Que ofício mais nobre! E não apenas isso, fomos criados para nos conectarmos com o Deus Vivo, à medida que, ao vivermos para Ele, nossa vida reflete Sua glória e bondade à um mundo carente de amor. Isso é vida de adoração.
Existe um desejo dentro de nós de adorar. Fomos criados para isso. É o que fazemos de melhor! E, ao conhecermos a Deus e seu louvável caráter, redirecionamos esse desejo em nós, de forma que estamos prontos para iniciar uma grande jornada como adoradores - agentes da glória de Deus na terra!Em outro parágrafo, Darlene diz:
"Todo o empenho de Deus é a respeito de se conectar - sua ligação conosco e nossa ligação com Ele."

Todo o plano de Redenção em Cristo feito pra nós por um Deus de PERFEITO AMOR tinha o propósito de nos devolver o cargo de adoradores. Que verdade poderosa!Há um texto que simplesmete AMO. Está no evangelho de João, 4:23, Jesus dizendo:

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura".

Jesus estava falando de uma "nova era" que estava chegando, em que os adoradores passariam a adorar a Deus não mais por meio de sacrifícios da Lei de Moisés (a aliança do velho testamento), mas em espírito e verdade. Ora, entendemos que quando Israel estava sob a velha aliança, devia cumprir uma série de rituais para prestar culto a Deus. A velha aliança era imperfeita (conforme podemos ler ao longo da epístola de Hebreus), e as pessoas não possuíam o Espírito Santo dentro de si, nem mesmo tinham seus espíritos revividos por Ele. No velho testamento, quando se fala no Espírito de Deus em operação, era sempre algo eventual, pois o Espírito não HABITAVA no homem. Ora, a presença de Deus habitava numa arca feita de bronze, e se alguém que não seguisse a Lei sequer tocasse na arca, morria como que numa fração de segundos! Isso acontecia por causa do pecado, e Deus não se revelava plenamente ao seu povo. O Espírito não estava entre eles, nem habitava dentro deles, porque a redenção ainda não havia sido consumada em Cristo.

Vamos a alguns exemplos de adoração no Velho Testamento.
Vemos no livro de II Crônicas o texto que fala de quando Ezequias faz a purificação do templo e chama a todo o povo para prestar culto ao Senhor. Primeiro os levitas - judeus da tribo de Levi, separados para o serviço no templo - se consagraram, e então todo o povo trouxe animais a serem sacrificados, e fizeram o holocausto a Deus como ritual de adoração. Em Neemias 8, quando é feita a leitura pública da Lei em Israel, toda a assembléia adora a Deus com rostos em terra - um gesto de devoção e prestação de culto. Quando o povo de Israel sai do Egito e milagrosamente atravessa o Mar Vermelho, Miriã, irmã de Arão, tocou tamborim e dançou junto às mulheres israelitas prestando adoração ao Senhor.
Temos muitos exemplos de adoração no velho testamento! De fato esses homens eram adoradores. Mas veja de novo o que Jesus fala no novo testamento:

"Está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade."

"Ora", poderíamos dizer, "por que Jesus fala de uma nova era de adoração se no antigo testamento já adorava-se ao Senhor?". É onde queria chegar.
Por mais que dessem o melhor de si, Ezequias, Neemias, Miriã, ou qualquer um debaixo da Lei, não podiam adorar a Deus em espírito e em verdade. Por mais que prestassem culto ao Senhor, o faziam de forma natural, com instrumentos de cordas, danças, trombetas e gestos de reverência. Era uma adoração carnal. "Carnal" no sentido de ser feita pelo corpo, na esfera física, e não espiritual.
Que gesto maravilhoso de Miriã chamar as mulheres israelitas para dançar ao Senhor! Ela era uma adoradora. Adorava na esfera da carne, porém, pois não tinha espírito recriado para adorar a Deus em espírito. Ora, assim como o tabernáculo era feito por homens e a presença de Deus habitava num monumento de bronze, assim as pessoas adoravam a nível carnal, com danças e trombetas.

Tenho outro exemplo de prestação de culto à nivel "carnal" - no físico. Antes de oferecer sacríficios a Deus, segundo a Lei, o sacerdote devia se lavar e estar minuciosamente limpo para o holocausto. Ele não podia ter sujeira qualquer em seu corpo, pois aquilo seria uma representação de pecado. Imagine só se hoje não pudéssemos adorar a Deus depois de um dia cansativo de trabalho! Precisaríamos tomar banho antes de sequer nos dirigirmos a Ele!
Veja então você mesmo, tudo no velho testamento acontecia na ESFERA FÍSICA.
Entendemos que a velha aliança é como uma sombra, um rascunho, do que viria ser consumado em Jesus. Hebreus 8, verso 1 diz:

"O mais importante do que estamos tratando é isto: temos um sumo sacerdote que se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e que serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem."

Sim, existe um tabernáculo espiritual, o qual Jesus adentrou, espiritualmente, para nossa purificação definitiva. Podemos ler isso em Hebreus várias vezes.

"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda firmeza à fé que professamos." Hb 4:14

"Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." Hb 6:19-20

"Quando Cristo veio como sumo sacerdote das coisas boas, agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação." Hb 9:11

Assim como o tabernáculo da Lei de Moisés era algo representativo do que haveria de vir, a adoração do antigo testamento não era ainda a adoração perfeita. Mas eis que Cristo adentrou o tabernáculo celestial e foi o próprio holocausto oferecido a Deus, atingindo não mais apenas o nível carnal, mas espiritual. Ele rompeu com a carne! Sim, Cristo nos resgatou à esfera espiritual! Agora, a presença poderosa de Deus, capaz de fulminar um impuro no velho testamento, não mais habita numa arca - habita em todo aquele que crê ser Jesus o filho de Deus.
O que temos nós com a arca da aliança? Nada! NÓS é quem somos os portadores da glória de Deus hoje! Que poderoso!

Há outro texto que também nos esclarece muito. O escritor de Hebreus diz no início do capítulo 9:

"A primeira aliança tinha regras para a adoração e também um tabernáculo terreno." E então ele descreve como era o tabernáculo mediante a Lei. Depois da descrição, continua no versículo 9, dizendo: "(...) as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa."

Ora, a Lei de Moisés viera como um plano de apoio para que Deus pudesse se conectar com o homem depois da queda de Adão. Mas, como lemos, a Lei não nos trazia perfeita consciência como adoradores. Mas veja só o que o verso 14 do capítulo 10 de Hebreus diz:

"(...) por meio de um único sacrifício, ele - Jesus - aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados."

Nós, os filhos de Deus, que estamos sendo santificados para a glória do Senhor e seu propósito, fomos aperfeiçoados e resgatados à consciência de adoradores! Que poderoso!
Voltemos ao texto que estudávamos, em João:

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura."

Ora, a hora é chegada! Do que Jesus estava falando? De quando seu sacrífico definitivo aperfeiçoaria nossa consciência de adoradores! A hora já chegou. Hoje, nós podemos adorar em espírito e em verdade! O texto continua:

"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."

Permita-me pausar para gargalhar de alegria diante dessa verdade. Tenho rido à toa ultimamente! Enquanto minha mente pergunta-me o porquê do riso, meu espírito aperfeiçoado para adorar responde com convicção: quem tem consciência do que Deus faz na vida dos que confiam todo seu coração a Ele sabe que grande alegria temos nEle! Rir em meio a desmotivos de riso é uma posição de fé - e pode ser uma âncora em meio às tempestades, como falado por Darlene no primeiro texto citado. :)
De volta à João. Ora, Deus é espírito. Ele quer uma adoração espiritual. Sacrificar novilhos era uma adoração espiritual? Penso que não. Se o fosse, Jesus não haveria dito que aquela era a hora, a NOVA FASE, em que os adoradores adorariam em espírito. Você não concorda?
Veja só o que Hebreus 10:5 e 6 diz numa menção a Jesus falando:

"Sacrifício e oferta não quiseste (...) de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste."

E quanto aos que prestavam culto com holocaustos no velho testamento? Sim, eles eram adoradores, mas não eram adoradores espirituais. Deus, sendo espírito, nos providenciou uma adoração em espírito! Que precioso!
A nova aliança implica em adorarmos em espírito. Como já falado, o Espírito não habitava em homens no velho testamento. Ora, o poder que ressuscitou a Jesus dentre os mortos e hoje vivifica os que se tornam Filhos é proveniente do Espírito. Vemos então a diferença: no Velha Aliança, adorava-se na esfera da carne; na Nova Aliança, em que nos encontramos hoje, adoramos em espírito. Importa que adoremos em espírito, pois o próprio Deus é espírito. Nos conectamos perfeitamente, por meio do aperfeiçoamento feito em nós através do sacrifício de Jesus.
Ora, nós podemos adorar hoje com nossa carne. Podemos dançar, podemos nos prostrar, podemos até bater palmas tendo em mente que isso pode trazer adoração ao Senhor de alguma forma. Podemos adorar também com nossa alma - nossas emoções, nosso intelecto, nossos desejos. Sim, podemos. Mas há uma execelência em adorar em espírito - há um nível mais profundo de adoração disponível.Veja novamente o que Jesus fala:

"Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."

É necessário! É preciso! Há uma versão que diz: "mas importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
A adoração que Deus procura em meio a seus filhos é a adoração espiritual, movida pela consciêncida da Verdade da Nova Aliança.

Lembro-me com risos de uma das últimas pregações que ouvi de Manassés Guerra. Geralmente, pra dar uma referência e tom de credibilidade, menciono às pessoas que Manassés é bem próximo de André Valadão. O que é verdade, mas não diz muito sobre esse homem. Manassés Guerra é pastor em BH, ministro de louvor e professor do Rhema Brasil - instituto que inspirou a Escola da Fé, do André. Tive chances maravilhosas de ser ministrada com pregações de Manassés. Seus livros e CDs já me haviam abençoado muito, mas estar com ele em 2007 foi formidável. Na primeira noite de uma conferência anual de louvor da nossa denominação ele pregou poderosamente. Não sabia se ria ou se chorava. Lembro-me nitidamente do culto, e a cena dele melodiando alguma coisa qualquer, que se ouve em algumas músicas cristãs por aí.

"Senhor, quero dançar contigo. Quero beijar sua boca. Quero te abraçar e te rodar e nunca mais soltaaar."

Era algo do tipo. Ele falava de músicas cristãs que são dadas como as de maior intimidade com a pessoa de Jesus, mas que falam de coisas carnais - de esfera física. Vemos muitas canções que tomam como referência o contato físico homem/mulher para expressar o relacionamento com Deus, acreditando que isso é o "ápice da proximidade" com Ele. Usa-se de um certo "romance", que foge do propósito original da ADORAÇÃO. "Mas Laura, nós somos a noiva, e Jesus é o noivo". Sim, é verdade, mas não vemos em nenhum momento no novo testamento uma adoração relacionando contato físico com intimidade com Deus. E eu fico com o que a Bíblia diz. Assim não tem erro. Fique com o que ela diz. :)
A tendência do homem de ser guiado por seus instintos "carnais" é algo a ser domado por nosso homem espiritual. Ao adorarmos a Deus, é mais fácil acharmos uma referência de relacionamento no que podemos ver NATURALMENTE, não é mesmo? Mas temos que ter em mente que Deus é espírito, e que é espiritualmente que nos conectamos com Ele. Não podemos deixar nossa alma falar mais alto! O ser humano tem uma certa necessidade de ser "afetado" em sua alma. Ele quer ter emoções, ele quer chorar, ele quer ter sua alma "cotucada". É a tendência natural do homem. Ele faz de tudo para sair do equilíbrio! Ele quer ser emocionado! Por isso muitos compositores deixam sua alma falar mais alto ao escreverem suas canções de adoração... possuem um coração cheio de boas intenções, mas ficam na superficilidade da adoração carnal, sendo que a adoração espiritual está disponível agora, e é cheia de poder!
Eu te digo, existe algo bem melhor além do natural: existe o SOBRENATURAL de Deus, a adoração em Fé, que é cheia da Palavra e da Verdade. Daí que podemos saber o que é adoração "em espírito e em verdade". Por que "verdade"? Porque é uma adoração consciênte do poder que há numa adoração nova, onde nos conectamos verdadeiramente com Deus. Essa consciência só vem de conhecermos a Palavra.

Eu não tenho intenção alguma de criticar determinados ministérios de música no meio gospel. Creia nisso. Mesmo porque, temos o direito de adorar com carne e alma também. O problema está quando nos atemos a tais esferas, e não adentramos à realidade da adoração em espírito - a qual Jesus anuncia. Não podemos ficar só falando ao Senhor que queremos sentir seu perfume, temos também que reconhecer que Ele é o Rei do Reis! Temos que adorar a Jesus, o Cordeiro que foi morto e comprou para Deus toda tribo, língua, povo, raça e nação. Temos que exaltá-lo por seu grande amor, porque fomos remidos. Que adoração sincera exalamos quando temos a consciência de que podemos cantar a canção dos redimidos pelo sangue! A adoração que gera bons frutos é aquela que fazemos por meio do homem espiritual (em espírito), conscientes de nossa nova realidade em Jesus (em verdade). Existe algo bem além que pedir para dançar com o Senhor! Quando entendemos que o véu foi rasgado, e que temos livre acesso à sua presença, queremos mais que falar poesia ao Senhor, queremos alcançá-Lo com palavras de Fé e Alegria em sua redenção.

Seria demais repetir as palavras de Jesus?

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura."



Sim, eu decido ser uma adoradora que adora em espírito e em verdade. E você?

~