terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fundamentos Sobre Fé - Parte I

Já ouvi pessoas no meio cristão dizendo mil e uma coisas a respeito de fé. Na verdade é muito comum ouvirmos pessoas dizendo "fulano, ciclano e beltrano são homens de muita fé", mas Jesus diz em Mateus 17:20 que se tivéssemos fé do tamanho de um pequenino grão de mostarda poderíamos mover montanhas.
Você tem visto muitas pessoas movendo montes por aí? Parece-me que a teoria a respeito de fé é bem mais popular que a sua prática em si. O que é fé, afinal? Quero compartilhar um pouco do que tenho aprendido ao longo dos anos a respeito deste assunto. :)

Deus é sempre bom!


Conceito de Fé
Se existe um lugar em que devemos procurar a verdade é na Palavra de Deus. É sempre com ela que devemos ficar! Vamos começar vendo o que ela nos diz a respeito de fé.

"Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". Hebreus 11:1

Esse texto diz que a fé é uma certeza que temos de coisas que ainda estamos esperando, ou então daquilo que já existe mas que não se pode ver.
Se você perceber, desde que conhecemos a Cristo temos aprendido a lidar com fé. Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e cremos que ele nos salva e vem morar dentro de nós, exercemos fé. Ora, sua fé é essa certeza que você tem de que você se tornou um filho de Deus e que nasceu de novo espiritualmente. Você não pode ver isso com seus olhos naturais, mas ainda assim tem a certeza disso. Isso é fé.

Algo que precisamos entender é que a fé é essencial para nos relacionarmos com Deus. Se logo ao recebermos Jesus temos que crer em coisas que não vemos, quanto mais em todas as outras coisas da nossa caminhada com Deus! A fé está em orar, em receber perdão, em adorar, em congregar, em dizimar... todas essas coisas não teriam sentido se não estivéssemos crendo que um Deus de amor existe e está com seus olhos sobre nós. Romanos 1:17 diz:

"Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé."

Veja, esse versículo diz que a justiça que Jesus fez por nós na Cruz é integralmente por fé. Isso quer dizer que em tudo que diz respeito à nova vida que Cristo nos deu precisamos exercer essa certeza naquilo que não estamos vendo com nossos olhos naturais.

Homem Natural x Homem Espiritual
Existem dois tipos de homem: o homem natural e o homem espiritual. O homem natural é aquele que é guiado por aquilo que ele vê, sente e ouve; ele raciocina e age de acordo com a sua razão; ele olha a sua volta para determinar suas atitudes, seu comportamente e, principalmente, seu estado emocional e sentimental - é como se o meio externo o controlasse.
Já o homem espiritual é aquele que, tendo sua vida confiada a Deus, não vive de acordo com o que pode perceber naturalmente. Suas atitudes, comportamento e motivação independem do que está acontecendo ao seu redor, pois seus olhos estão fixos na Palavra e nas coisas espirituais.
Esse homem espiritual é aquele que se alegra até na tribulação porque ele crê que Deus é quem o sustenta e é por ele. A Palavra em II Coríntios 5:7 diz:

"Porque vivemos por fé, e não pelo o que vemos".

É essa a atitude que devemos ter!
O homem espiritual recebe a Palavra e a pratica porque crê, e a sua fé traz à existência o que ele precisa. O homem natural não compreende as coisas espirituais pois não usa de fé para tentar compreender a Deus, mas de seu conhecimento humano. Veja o que Paulo disse aos coríntios:

"Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio de sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação."
I Coríntios 1:21

Ao homem natural, a fé do homem espiritual lhe é loucura. Ele não compreende a Deus, tampouco ao seu Espírito e o que provém dEle. Ora, as coisas espirituais não podem ser discernidas naturalmente. Se você tentar explicá-las através do conhecimento humano não vai conseguir.
Veja o que Paulo continua dizendo logo mais a frente do que acabamos de ler:

"Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas."
I Co. 2:14-15a


Deus Quer que Sejamos Homens Espirituais
A Palavra nos incentiva a toda momento a sermos homens espirituais. Neste texto mesmo que lemos Paulo ensinando aos coríntios, ele fala sobre agirmos como pessoas que discernem o mundo espiritual pelo Espírito.
Lembre-se do que diz II Coríntios 5:7:

"Porque vivemos por fé, e não pelo o que vemos"

É do desejo de Deus que vivamos neste mundo como homens espirituais que se diferem dos homens naturais que não conhecem Jesus. É verdade que muitos dos que já se achegaram a Ele ainda agem como homens naturais, mas não é esse o plano de Deus para seus filhos. É necessário que pratiquemos a Palavra para correspondermos à vontade de Deus, e ela nos manda fixarmos os olhos no que não se vê.

"Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas naquilo que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."
II Co. 4:18

Precisamos exercer isso! Quando alinhamos nossas práticas à Palavra, colhemos seus resultados - é infalível! Ao decidirmos obedecer a ela, somos fortalecidos para avançarmos em praticá-la.
Ouça bem, Deus deseja que você ande como um homem espiritual, que é guiado pela Palavra e pelo Espírito - e por nada mais. Ele quer que você dependa dEle, pois isso é vida pela fé. Você já ouviu que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6a). É dessa certeza das coisas que você não está vendo que você precisa em sua vida espiritual!

Eu bem sei que como seres humanos, nossa tendência é agirmos como homem natural; mas temos que nos lembrar que quando nascemos de novo em Jesus, recebemos seu Espírito. Nisso está nosso potencial de andarmos por fé em não por vista, discernindo as coisas espirituais. Irmão, submeta a sua tendência humana de racionalizar as coisas à Palavra de Deus. O Espírito dentro de você é o que lhe permite ignorar a forma humana de pensar, e então pensar pela Palavra, renovando a sua mente (Rm 12:2).
Não se esqueça do que lemos antes:

"Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas."
I Co. 2:14-15a

Você tem discernido todas as coisas? Pois esse é o desejo de Deus pra você. Desenvolva isso!


------------------------------------------------------------------------------------------------ Este é o fim da Parte 1 desse estudo. Começaremos o próximo com o tema "Deus já nos deu uma porção de Fé", baseado em Romanos 12:3, que será publicado em breve. Volte para conferir!