quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Motivação


Em alguns momentos da vida, de fato nos sentimos desmotivados.
Viver a vida cristã no contexto de Corpo, depois que iniciamos nossa caminhada no ministério, pode nos trazer alguns dilemas.

Há algo que de fato aprendi: nosso nível de motivação depende sempre do nível de nossa consciência dos propósitos do Pai. Quando eu entendi isso, as coisas passaram a melhorar pra mim, mediante a compreensão do meu propósito original de vida e seus aspectos (leia "Satisfação: Meu Propósito Original").

Começo novamente dissertando sobre o nosso propósito original, mas agora de forma mais prática. Assim, podemos obter consciência de certas coisas, e sermos por elas motivados. :)
Fomos criados para nos relacionarmos com o Criador - por meio de quem viveríamos em plenitude de vida sobre o mundo, usufruindo da Sua natureza em nós. Esse é o plano original. Por mais que tal propósito tenha sido destituído na queda de Adão, Cristo veio para resgatar esse propósito, mediante sua morte e ressureição, como se fosse um "segundo Adão".
Veja o que podemos ler em Romanos 6, a partir do verso 18, indo para o 19:

"Assim como uma só transgressão [pecado de Adão] resultou na condenação de todos os homens [condenção à vida separada de Deus por causa do pecado, perdendo seu PROPÓSITO ORIGINAL de comungar com Deus], assim também um só ato de justiça [Cristo entregando-se como propiciação pelos nossos pecados] resultou na justificação que traz vida a todos os homens [nova vida, de forma que a justificação vem pela fé do Filho de Deus]. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores [Adão pecou e nos fez pecadores], assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feito justos [Jesus executou o plano da Redenção e nos fez justos novamente - trazendo-nos de volta ao propósito de comungarmos com Deus]."

Que texto mais poderoso! Veja bem: voltamos ao plano original de vivermos uma vida totalmente ligada ao Senhor; um alto preço foi pago por nós, e agora devemos viver uma vida devotada a Ele, à medida que encontramos nEle toda fonte de Alegria e Satisfação.
Ao saber disso, podemos compreender que temos determinadas funções a executar aqui na terra. Estamos aqui com uma finalidade. Nosso Lar é o Céu, pois nós somos espírito, mas estamos no mundo, dentro de um corpo, enquanto cumprimos a nossa estada terrena. Temos projetos a cumprir por aqui, e depois de cumpri-los, voltaremos ao nosso Lar. :)
Sabendo disso, podemos alinhar nossa consciência aos propósitos do Pai, para viver bem a nossa carreira terrena, e, consequentemente, sermos "abastecidos" com uma motivação correta. Uma vez que Ele nos amou e nos comprou com seu precioso sangue, nossa vida deve ser uma total oferta ao Senhor. A partir do momento em que escolhemos viver uma vida de entrega a Deus, tudo o que fazemos têm seu objetivo nEle. Devemos compreender que Ele é o centro de todas as coisas. Numa vida de oferta a Ele, passamos a ser simplesmente cooperadores do Pai - e que nobre função! - para que Sua perfeita vontade seja feita em nós.
Se nascemos, se nos desenvolvemos, se exercitamos habilidades, se criamos relacionamentos, se fazemos parte de uma igreja local, se cumprimos nosso papel no ministério, se temos nossos compromissos dentro do Corpo... TUDO isso fazemos pelo Senhor, e para o Senhor. ELE é o CENTRO de todas as coisas. Ele é o princípio e o fim, o primeiro e o último.
Ousaria dizer mais: numa vida de oferta, até mesmo nossa vida pessoal tem o Senhor totalmente envolvido, à medida que o deixamos efetuar seu querer em nós. Por exemplo: se casamos, quando casamos, com quem casamos, se temos filhos, quantos filhos... tudo isso também fazemos em amor ao Senhor, porque nossa vida é uma oferta. Sim, de fato temos o nosso interesse pessoal de nos satisfazer afetivamente, mas também nos unimos a alguém em amor ao Senhor - mesmo que haja muitos que não pensam no lado "divino" da coisa. Geralmente, o casamento é visto como um momento em que você é completado por um outro alguém, de forma que passe a ser feliz. Mas o real propósito deste é de fazer convergir os interesses de duas pessoas em relação ao Senhor, fazendo dEle o centro do relacionamento. As vezes falhamos porque nos falta a percepção de que APENAS CASAMOS (e este é apenas um exemplo, apesar de pertinente) porque é parte de algo que Ele tem pra nós. Se Ele tem pra nós, nós recebemos. Ele é o centro, e pra Ele vivemos.

O que tem tudo isso com motivação?
Entender que nossa vida deve ser uma oferta ao Senhor faz toda a diferença. Muitas vezes, nossa frustração está em nos apoiarmos em coisas erradas quando estamos em busca de motivação. Olhamos para as circunstâncias, olhamos para nós mesmos e nossas próprias incapacidades, olhamos para os homens. Parece que olhamos para todos os lugares procurando razões para prosseguir! Falhamos se não olharmos para o que realmente importa: o Senhor. Temos que ter nosso olhos fitos em Deus - sempre nos frustraremos se nos esquecermos disso! O que importa é ter nossa confiança nEle, fazendo tudo como que a Ele. Por que? Porque se não obtemos reconhecimento ou elogios, ou não nos sentimos de qualquer forma recompensados, não nos aborrecemos. Isso, crendo que o Senhor é aquele que vê todas as coisas e nos recompensa. A Palavra do Senhor nos diz coisas preciosas a respeito:

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." Cl. 3:23-24

"Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu." Hb. 10:35-36

"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim." Ap. 22:12-13

Obtendo ou não o reconhecimento, é um fato: quando fazemos para o Senhor, visando Ele, pensando nEle, pra Ele, não somos abalados por nenhum tipo de negligência humana.
Consegue ver isso?
Se sua motivação está em fazer com excelência para o Senhor, não se preocupará com os homens. Isso lhe poupará de diversas frustrações! Se pensamos nEle primeiro, deixamos de nos preocupar e de nos sentir desmotivados se não estamos de certa forma correspondendo às expectativas que tínhamos em relação ao nosso envolvimento com o ministério. Quando colocamos nosso alvo no Senhor, procuramos apenas satisfazê-Lo, e não a nós mesmos - ou a qualquer outra pessoa. Se algo está errado, se nos sentimos infrutíferos, se achamos que as coisas estão indo de mal a pior, temos que nos lembrar de colocar nossos olhos no Senhor. Ora, se é a Ele que presto contas, é Ele a quem devo recorrer para ser fonte de Vida e inspiração pra reverter a situação e ser em tudo bem-sucedido.

"Senhor, o que queres de mim? Não estou em busca de satisfazer homens, estou em busca de satisfazer a Ti. Tudo o que eu preciso está em Ti, e se não extraio do Senhor tudo aquilo que me faz sempre frutífero, acabo enrolando-me em tentativas de conciliar minhas próprias necessidades com as necessidades das pessoas em relação a mim. Mas não quero isso. Minha vida é uma oferta a Ti. É a Ti que eu presto contas, de forma que sei que há graça do Céu disponível pra eu viver a sua Vontade."

Essa deverá ser nossa oração.
Quando nos sentimos desmotivados, temos que olhar para o Senhor. Como seres humanos, nossa tendência é olharmos ao nosso redor e sucumbirmos mediante as circunstâncias. Mas como seres espirituais, podemos contemplar um espírito de fé, de forma que confiamos nEle ao crêr que Deus é fiel e nos unge à medida que nossa vida é uma oferta a Ele. Há uma outra visão para se ter das circunstâncias: é a visão do próprio Deus. Quando passamos a viver através de Seus olhos, temos maior força e boa motivação para prosseguir vitoriosamente.

De fato, a chave para uma vida cheia de boas expectativas é nos ofertarmos a Ele. Quando deixamos de viver uma vida em favor das nossas próprias vontades, e passamos a viver para promover Seu Reino, o Senhor é quem nos edifica e nos promove.
Se queremos ser "o tal", afundaremos diante das nossas egoístas auto-promoções. Mas se queremos que Ele seja "o tal", rendendo toda glória a Deus, Ele nos exaltará. É uma troca. Eu cuido dos interesses dEle, e Ele cuida dos meus. Me anulo e me diminuo mais e mais para que Ele cresça e seja engrandecido, à medida que Ele me honra diante dos homens porque seu prazer é fazer isso. Você sabia disso? O Senhor tem prazer em honrar aos seus filhos! Quanto mais nos humilhamos diante dEle e procuramos glorificá-Lo por meio de nossas vidas, mais Ele se encarrega de nos colocar sobre um pedestal. Que poderoso!

Ter a consciência de que nossa justiça e recompensa vêm do Senhor nos traz a verdadeira e pura motivação! Se nosso foco não está nele, para quê vivemos então? Mas quando olhamos pra Ele, e Ele apenas, encontramos um lugar de fortaleza, onde nada pode nos abalar. Estar firme na Rocha diz respeito a termos convicção das coisas a ponto de nunca nos deixarmos levar.
Se somos convictos em nossas motivações, o que poderá nos deter?


:)